Coordenador : Helen P Fontes
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389802.2199.79473.17022023
Departamento/Setor: GCO
Área Temática : Comunicação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público -alvo da webradio é o público universitário. Esse é o principal target. Mas, como trata-se da internet, esse perfil é ampliado para toda a sociedade , além da comunidade acadêmica.
Local de atuação: Campus do Departamento de Comunicação Social - Niterói
Objetivo
O objetivo é unir o conteúdo relativo ao rádio já apreendido pelos alunos em disciplinas referentes ao veículo ao longo dos semestres e informação e entretenimento que interessem à sociedade. O conteúdo produzido para ser veiculado através da webradio Nas Ondas do Iacs contempla todo o Instituto e, desta forma, a expectativa é receber contribuições de todos os setores e departamentos. Por ser uma rádio gerada a partir de uma universidade, sua temática é norteada pela Academia e suas manifestações, notícias, produções etc. muitas vezes, com maior ênfase na Comunicação Social, pela origem produtiva. Porém, por tratar-se de uma emissora na Internet, seu alcance pode vir a ditar novas possibilidades temáticas, desde que dialoguem com o interesse acadêmico.
Resumo
A webradio Nas Ondas do IACS é vinculada ao Departamento de Comunicação Social (GCO). A professora Helen Britto coordena o projeto. O objetivo é disseminar conhecimento, informação, divulgação científica através da realização de programas com produção discente e docente. O conteúdo produzido para ser veiculado contempla toda a Universidade e, desta forma, a expectativa é receber contribuições de todos os setores e departamentos. A partir desta integração, o objetivo principal é disseminar conteúdo de relevância social através do olhar universitário. Pretende-se também unir o conhecimento sobre rádio adquirido pelos alunos com conteúdo relevante para formação cidadã e democrática, além de música e entretenimento. Por ser uma rádio gerada a partir de uma universidade, naturalmente sua temática é norteada pela Academia e suas manifestações, notícias, produções. Porém, por tratar-se de uma emissora na Internet, seu alcance pode agregar múltiplos temas em diálogo com o interesse acadêmico. Para a existência e transmissão de uma emissora de rádio são várias as frentes de atuação. No caso de uma webradio, essa demanda é ampliada a partir das necessidades de interfaces tecnológicas e operações vinculadas à internet. Além dos atributos sonoros, há uma gama de outros esforços provenientes da plataforma digital com possibilidades impressas e visuais.